Granuloma induzido por silicone em cápsula de prótese de mama
Granuloma induzido por silicone em cápsula de prótese de mama
Muito tem se falado sobre a Síndrome ASIA e a Doença do Silicone, mas pouco se sabe sobre o Granuloma Induzido por Silicone em Cápsula de Prótese de Mama, também conhecido como SIG-BIC das iniciais em inglês.
O granuloma é um processo inflamatório que ocorre frente a um corpo estranho que o organismo não consegue eliminar. Devido a essa inflamação crônica, é formado um tecido de cicatrização em torno desse corpo estranho.
Sintomas
Esse fenômeno ocorre devido ao extravasamento de pequenas partículas de silicone pelo invólucro da prótese. Ao decorrer dos anos, ocorre uma degeneração do invólucro da prótese e um aumento da permeabilidade com passagem de pequenas moléculas de silicone. No meio médico esse processo é conhecido como gel bleed.
Há uma teoria que advoga que os sintomas associados à doença do silicone são causados pelo processo inflamatório desencadeado pelo gel bleed. Há muito estudo em andamento e diversas teorias para serem provadas, mas até o momento ainda não se sabe ao certo a razão pelo qual pacientes com prótese de mama podem desenvolver sintomas sistêmicos.
O granuloma induzido por silicone é diagnosticado através de ressonância magnética e aparece como uma nodulação na cápsula que envolve a prótese de mama. Pode estar associado a outras condições, como o endurecimento da cápsula mamária (contratura capsular) e a ruptura da prótese.
Tratamento
O tratamento do granuloma induzido por silicone em prótese mamária consiste na cirurgia de retirada completa da cápsula e prótese mamária. Esse procedimento se chama retirada de prótese com capsulectomia total intacta. O termo explante em bloco foi popularizado pela mídia, mas se aplica mais corretamente nas cirurgias relacionadas a um tipo de câncer chamado Linfoma Anaplásico de Células Grandes.
Para saber mais sobre Doenças do Silicone clique aqui
Agende uma consulta agora mesmo clique aqui