Minhas mamas são caídas, é necessário usar prótese de silicone para levantá-las?
É muito comum ver pacientes no meu consultório com queixa de mamas caídas. Quando digo que a cirurgia indicada é a mastopexia costumo ouvir:
-Mas doutor, se eu não usar prótese de silicone não vai ficar bom…
-Vai sim – respondo a elas.
Mastopexia significa levantar as mamas utilizando os próprios tecidos mamários e retirando excesso de flacidez das peles. A maioria das pacientes que procuram levantar as mamas apresentam tamanho e volume adequado das mesmas.
Quando as pacientes me dizem que querem utilizar prótese de mama nas mastopexias eu pergunto se elas querem aumentar o tamanho, se querem utilizar um sutiã maior.
-Não, só quero levantar mesmo – respondem elas.
-Então não há necessidade do uso de próteses. – respondo reafirmando meu ponto
Se a paciente está satisfeita com o tamanho das mamas, se elas acham o volume adequado quando ajeitam no sutiã, então realmente a prótese de mama não é indicada.
Um ponto que não deve ser confundido é a diferença entre levantar as mamas e deixá-las “duras”. Uma mama pode continuar caída mas estar “dura”. A “dureza” das mamas estão relacionadas com sua consistência ao toque. Obviamente o silicone têm uma consistência diferente de uma mama natural, que é mais macia por ser constituída por glândula e gordura.
Há casos em que realmente é necessário aumentar o volume das mamas e levantá-las, como nos casos de pacientes que emagreceram muito, a exemplo dos pacientes após gastroplastia redutora. Essas pacientes não apresentam glândula mamária suficiente e precisam de outras opções para aumentar o volume.
O colo também pode ser elevado realizando mastopexia somente. O uso de próteses de mamas pode deixar o colo mais elevado inicialmente, mas esse resultado não se mantém a médio e longo prazo.
As técnicas que retiram glândula mamária para colocar prótese devem ser utilizadas com reserva, pois essas pacientes podem desejar retirar as próteses no futuro e não havendo mais glândula suficiente a mastopexia ficará prejudicada.
Para saber mais sobre mastopexia clique aqui.
Outro artigo que publiquei ajuda a explicar ainda melhor quando a utilização de próteses são mais indicadas “Plástica das mamas, quando usar próteses?”